sexta-feira, 21 de março de 2008

Casaco Verde



Este casaco é uma peça que eu uso incansavelmente. Ela combina tanto para os dias de outono que chegou de vez, como também, nos dias de inverno. No caso de dias mais frios, dependendo da temperatura, você pode pôr por baixo uma segunda pele e um cacharel mais grossinha e por cima utilizar o casaquinho, fica muito fofo.

E nos dias de outono, você pode aproveitar a peça com blusas sem manga.
Eu utilizei a linha Camila Fashion, foi um trabalho muito gostoso de fazer. A minha única dificuldade foi fazer as cavas, porque esse trabalho deve ser iniciado pelos quadrados, depois faz as cavas, tive de fazer um pouco a olho, não me prendi a receita, porque as duas vezes que tentei acabou tendo diferenças nos lados. Depende mesmo da pessoa que for utilizar.
Por exemplo, eu já fiz 4 casacos iguais a esse e, cada pessoa que encomendou tinham biotipos diferentes. Primeiro montei os quadrados e fiz uma prova só com a faixa e dali marquei onde começar as cavas. Aí o trabalho rendeu. E também depois de 4 casacos eu peguei bem as manhas dele rs...
Espero que tenham gostado!!!!

Novidades!!!!

Pessoal...
Estou montando um novo blog:
Bijoux da PriPri
Nele, estarei postando minhas criações de bijuterias.
Em breve, as novidades estarão lá!!!
Visitem!!!!

quarta-feira, 12 de março de 2008

O Início



Essa foi a minha primeira peça de roupa em crochê. Senti uma emoção imensa de ver uma peça pronta feita por mim... Nem acreditava...

É um bolerinho feito com a lã da Cisne Glamour. É uma lã bem quentinha e gostosa.

Ele é feito em uma peça só. começa-se pela parte de trás, faz os devidos aumentos nas mangas e na parte de frente é realizada uma de cada vez. Depois é só costurar as laterais e fazer acabamento pra formar a golinha...

É um trabalho super fácil de realizar.

sábado, 8 de março de 2008

Passo a Passo - Crochê de Grampo

Conforme prometido, postarei o passo a passo do crochê de grampo!


Espero que seja de fácil entendimento.
Se você já tem facilidade com o crochê normal, com certeza tirará de letra no crochê de grampo.

Para começar o seu trabalho, terá de ter em mãos o grampo. Ele pode ser de metal ou de madeira. Tudo dependerá do tipo de peça que você fará. No caso do xale rosa anteriormente postado, o grampo deverá ser de madeira, com mais ou menos 7 a 9 cm de largura.


Com o grampo em mãos, você colocará esse grampo em cima do fio da lã/linha e fará um nó simples, conforme foto abaixo.


A ponta do fio nesse nó, você passará por trás, fazendo um X no grampo.

Fará um novo nó simples, dessa vez o fio ficará preso, conforme abaixo:

Percebeu que fica um X?? Passe a agulha de crochê por baixo do fio à esquerda do nó no grampo.



Fazendo isso, faça uma correntinha. E segurando o fio da lã/linha, dará meia-volta no grampo (essas meia-voltas sempre serão no sentido horário, o contrário só se você for canhoto/a)


Se reparar, no grampo do lado direito, pra completar a alça que está começando a ficar pronta do lado direito, faça o mesmo procedimento de colocar a agulha por baixo da alça esquerda, só que dessa vez fará um ponto baixo. Feito isso, dê outra meia-volta no sentido horário. Siga fazendo isso várias e várias vezes até completar a quantidade de alças necessárias para cada trabalho.
(Xale Rosa - são 6 tiras de 165 alças - difícil? Já vão entender!!!)

O trabalho ficará desse jeito:



Depois que você fazer essa tira, cortará o fio sem fazer o nó de acabamento, tirará do grampo e reservará à parte. Para não escapar ponto, enrole as tiras do nó inicial para o fim e reserve (está parecendo receita de comida, rs)



Quando todas as tiras estiverem prontas, chegaremos a parte mais gostosa do crochê de grampo, juntas todas as tiras. Há muitas maneiras de juntá-las, neste momento, ensinarei o mesmo jeito do xale.

Pegue uma tira, coloque na agulha duas alças, de preferência, pegue as alças do início (nó inicial). Pegue mais duas alças de outra tira e faça uma correntinha com essas alças, perceba que uma tira fica trançada na outra.



Você fará esse trançamento por toda extensão das tiras.



Para fazer acabamento das alças que ficaram soltas, faça um nozinho inicial normal de crochê. Passe por uma alça e faça um ponto baixo. Estenda por toda a tira até a última alça.

Para fazer o xale rosa, faça 6 tiras de 165 alças (parece que não vai acabar, mas vale a pena porque fica muito lindo e charmoso). Junte de 3 em 3 alças, todas as tiras, faça acabamento como acima, finalize fazendo ponto alto dos dois lados com o acabamento acima. Coloque franjas.
Depois, é questão de gosto, pode juntar as duas partes e fazer costura invisível como o modelo do xale rosa ou utilizá-lo sem essa costura.
Se houver qualquer dúvida me coloco à disposição!
É só deixar no seu comentário seu email e eu respondo o mais rápido possível.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Casaquinho de Bebê com capuz...


Detalhe do ponto

Já que o último post era sobre casaco com capuz, estou postando esta foto que é a minha última arte.

Utilizei a lã Super Bebê da Coats. Ela rende bem, foram apenas dois novelos e ainda sobrou uma quantidade que dá pra fazer uns três sapatinhos!!!!

Ficou muito fofinho...

E aguardem, estou preparando um passo-a-passo do crochê de grampo! Espero que gostem!

domingo, 2 de março de 2008

Casaco com capuz
















Este casaco foi uma ótima idéia que tirei de uma revista, porque ele é bem quentinho. Na receita, recomendava usar Camila Brilho com Esterlina, em fio duplo, mas resolvi mudar um pouquinho, usei o Pingouin Ibiza em fio duplo na cor Cáqui... ficou muito charmoso...
Tive dificuldades em subir o capuz. Nessa hora, convém usar a fita métrica pra que ele fique bem posicionado e tenha a quantidade necessária para cobrir a cabeça.
Eu recomendo essa receita!!!






















Este xale rosa foi confeccionado em crochê de grampo.


Crochê de grampo??? O que é isso????


É mais uma modalidade para você ter peças diferenciadas... O que eu gosto muito no crochê de grampo, é que as peças ficam prontas muito rápido, para terem noção esta peça levou uma tarde para ficar pronta. Ele rende muito!!!!!




Assim como o crochê tunisiano, o de grampo deve ser feito com uma ferramenta que é o grampo, que pode ser de madeira ou metal, tudo vai depender da largura das tiras.


Neste trabalho, eu usei a lã Pingouin Sedificada, foram três novelos.


Mais adiante, postarei o passo-a-passo para realizar este trabalho.

sábado, 1 de março de 2008

Crochê é eterno!

Trabalhos em artesanato são lindos. E são mais ainda quando feitos por nós mesmos. E quando sabemos fazer trabalhos tão delicados, queremos novidades. Por isso este blog irá ajudar a ter idéias e aprender técnicas novas.
Será também um auxílio para aquelas como eu, se deparam com dúvidas, ou então desejam dar um toque exclusivo em suas peças.
Aqui, postarei trabalhos realizados por mim e as dicas para que elas possam estar perfeitamente lindas.
E claro, aqui será um canal aberto para sugestões. Deixarei meu email para contato, caso tenho algum trabalho que desejem expôr no blog.
Desde já agradeço a visita...
E sintam-se à vontade!!!